Monica Konno é Paulistana, mas recentemente adotou a capital Paranaense para atuar.
Designer de Interiores, sempre atuou no mundo de decoração, tanto em projetos residenciais e comerciais como em design de interiores de segmentos variados no Brasil e exterior.
1# BREAFING DO PROJETO
O primeiro passo do projeto é entender o que o cliente quer. Esta é a parte de suma importância, pois dara inicio aos primeiros estudos do projeto. Nem sempre o cliente sabe especificar o que ele quer. Precisamos reunir informações e interpretar suas percepções, quanto ao moderno, o minimalista, o funcional, etc, para então definir um padrão a seguir. Muitas vezes o projeto é para uma família. Então é importante entende-los como indivíduos e como um grupo. Buscar a individualidade de cada um, para que em seus espaços, como dormitórios, sejam áreas que reflitam suas vontades e suas personalidades.
2# DESIGN X CUSTOS
Começamos pelo estudo do layout, cada um dos ambientes, suas funções, posições, tamanhos e quantidades dos móveis. Detalhamos os pontos elétricos, com tomada, rede, antena, telefone, automação, ar-condicionado e tudo mais que demandar infra-estrutura. Também estudamos os pontos de iluminação, o teto e seus detalhes, o piso, tanto o material como a paginação, qualquer detalhe como uma janela. O detalhamento do esquema de cores se da quando é definido o projeto. A parte de revestimentos de banheiros, como pastilhas, nichos, bancadas, etc. Também na marcenaria planejada ou customizada. Resumindo, o projeto apresenta em formato 3D tudo das especificações, como por exemplo a cor da parede. Tudo visando a precisão nos orçamentos e principalmente na execução. E fundamental ter essas informações para levantar o custo de todos os serviços e produtos.
3# GERENCIAMENTO
O gerenciamento é a parte onde o que foi projetado precisa se tornar real. Das etapas: escolha de fornecedores, visitas à obra, tomada de orçamentos, escolha de amostras, controle do cronograma, visitas as lojas de mobiliários. O gerenciamento é a parte mais humana do processo onde a equipe precisa interagir e controlar todas as etapas, dando suporte e respostas rápidas para as dúvidas e situações de obra, bem como parecer ao cliente, é cuidar para que o projetado seja bem feito, dentro de um prazo e de uma verba aprovada. Os serviços são interdependentes e precisam estar bem coordenados em suas etapas. A decoração aparece no final. Na maioria dos casos existe uma reforma, a instalação de materiais com alterações de iluminação e pontos elétricos. A Marcenaria entra depois e na sequência móveis, tapetes, cortinas e objetos. Tudo bem pensado e coordenado para que o cliente encontre aconchego e satisfação com o layout do seu lar.